segunda-feira, 22 de julho de 2013

Devaneios de Alice

O filme da vez é checo Neco z Alenky de Jan Svankmajer. Não importa qual seja a sua idade ou o gosto cinematográfico, sempre existir ao menos uma versão da Alice No País das Maravilhas de Lewis Carrol que será capaz de encantar aos olhos de qualquer um.


― x ―

Alice (Kristýna Kohoutová)
Eu, particularmente, me sinto fortemente inclinada à versões que mostrem o lado mais doentio ou macabro dos contos de fadas e fantasias, desses contos que tomaram uma atmosfera inocente e infantil, mas que, como todos sabemos não eram dessa forma originalmente. Os originais dificilmente poderiam ser lidos para uma criança antes de dormir, pois eram histórias repletas de carnificina, perturbações e todo o tipo de horrores que se possa imaginar, como o folclore. 
E é isso que essa versão de Alice mostra, é dessa forma que as aventuras da menina como transcorrem, como um sonho ou um devaneio excêntrico. Não chega a ser assustador, mas certamente é bem perturbador. Alice para mim sempre será uma das histórias mais cheias de simbolismos, então nada realmente é o que é ou é, há muito contexto e muita interpretação por trás desses deslumbramentos. 
Não conheço nada do trabalho do Svankmajer, mas certamente depois desse filme, quero com toda certeza assistir a outros filmes dele. O estilo dele é bem peculiar (e bem macabro) utilizando formas simples e muito trabalho com stop motion, que contribui ainda mais para a atmosfera surreal da película.
O filme todo é uma viagem, onde mergulhamos junto com Alice em suas aventuras. Quem nunca quis se perder no país das maravilhas um dia, não é mesmo?

A minha nota: ★★★★★

TRAILER


― x ―







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Спасибо!