terça-feira, 5 de novembro de 2013

Humor x Respeito

Todos nós sabemos que na internet com todas essas redes sociais, blogs, Twitter, Facebook, enfim, qualquer meio que possa conectar você ao mundo é uma ferramenta poderosa, mas em mãos erradas pode criar uma catástrofe inimaginável. Hoje rolando a página do Facebook, me deparei com um post, pensei em comentar, pensei em expor a minha opinião, mas aí eu me lembrei que: não adianta discutir com as pessoas quando você vê que elas não vão mudar de opinião e tão pouco vão aceitar a sua. Acho que foi exatamente por isso que eu criei um blog, pra falar sozinha sobre coisas que eu discordo ou concordo e casualmente alcançar uma pessoa ou outra. Eu gosto de discutir, sou cabeça dura também, mas eu sempre procuro aceitar a opinião alheia e expor a minha da maneira mais polida possível, o que não acontece em redes sociais, atualmente e principalmente no Facebook.
Mas voltemos ao foco da postagem. O texto falava sobre humor e sobre aquela velha máxima de "mas é só brincadeira". Aparentemente, o autor do texto é um comediante, eu pouco entendo sobre isso, fiz uma pesquisa de dois segundos no Google apenas pra saber a quem eu estaria "atacando", mesmo que para mim mesma. Ele falava sobre a censura, sobre as pessoas que "não sabem levar na brincadeira" e que "piada é piada". Errado. Eu me pergunto onde fica o respeito na hora de fazer piada? Não existe, simplesmente. Quem faz humor, acha que é absolutamente aceitável fazer piadas com conotações machistas, sexistas, racistas e todo o tipo de atrocidade e acham-se plenos no direito de se ofender se alguém achar ruim, porque "ah, eles estavam só brincando, pega leve aí".
O bullying que crianças sofrem nas escolas também é só brincadeira. Às vezes até certos crimes são cometidos "sem querer" ou "só na brincadeira". Na verdade, então vamos usar essa defesa pra tudo, não é mesmo? Você ofende alguém deliberadamente, mas se você disser logo em seguida que só estava brincando, que era só uma piadinha boba, a pessoa tem obrigação de acreditar que ela estava mesmo errada, que não podia se ofender por algo dito sobre a sua aparência, sua cultura, até mesmo sobre seu caráter e personalidade. Palhaçada! É isso que eu considero isso.
Infelizmente, hoje em dia as pessoas consideram como absolutamente engraçado o tipo de humor onde se denigre a imagem de alguém apontando seus defeitos ou o tipo de humor ácido que fala o que bem entende. Isso é liberdade, eu não sou contra liberdade, mas eu sou sim absolutamente contra a falta de respeito e isso merece sim uma censura. Hoje nós ligamos a televisão em pleno domingo à tarde e nesses programas de "família" onde ouvimos essas tais piadas e temos mulheres de shortinho e top dançando apenas pra enfeitar. Os pais não se importam, as crianças assistem isso. Mas ai dessa criança se o pai souber que ela encontrou o seu esconderijo de revistas Playboy. E eu digo? Ué, mas não era liberdade isso? Tá na televisão o tempo todo, qual o problema em ver em uma revista? Hipocrisia! Apenas isso.
Não, eu não concordo com a máxima de que qualquer tipo de humor é válido e as pessoas tem que saber receber isso com um sorriso na cara. Liberdade de expressão e de pensamento não é isso. Liberdade de expressão é usar o capacidade de pensar para alguma coisa boa, alguma coisa que possa fazer as outras pessoas crescerem intelectualmente. E aí o cara que alega que está sendo oprimido porque ele fez uma piada sobre negros ou judeus (ambos pontos que foram citados no tal texto e me diga agora se isso não é preconceito mascarado?) e ofendeu uma parcela grande de pessoas. Quem é que não está pensando? Quem está fazendo mal uso da tal liberdade?
Eu acho muito pior ouvir na televisão uma piada sexista ou racista do que ouvir um palavrão muito bem falado no meio da novela das seis. As prioridades são distorcidas. Educação, bons modos, até isso que deveria ser o primordial na vida de um ser humano tornou-se um espectro, possui duas faces quando na verdade deveria existir só uma. Eu torno a dizer, humor é uma coisa, falta de respeito mascarada é outra.
Eu não vou soar hipócrita, dizer que nunca ri ou nunca fiz nenhuma piada de mal gosto, porque eu já fiz sim, mas acredito que com certeza não fui tão cruel quanto os comediantes que se orgulham de fazer o povo, a massa dar risada com as atrocidades ditas em forma de piada. Eu digo: não! Não, não e não.
Isso não é sabedora, nem liberdade. Isso é pura idiocracia.

Do filme "Idiocracia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Спасибо!